sábado, 1 de dezembro de 2012

Richa firma protocolo com Ambev na terça


O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) confirmou, nesta sexta-feira, a vinda da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para Ponta Grossa aos deputados estaduais Marcelo Rangel (PPS/prefeito eleito) e Plauto Miró (DEM) e para o deputado federal Sandro Alex (PPS). Após dois anos de negociação com a Companhia, o governo informou que a assinatura do protocolo de intenções deve acontecer nesta terça-feira, às 15 horas, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O investimento, que deverá superar a cifra de R$ 250 milhões, será enquadrado no programa de incentivos Paraná Competitivo, idealizado por Richa. A unidade deverá ser a segunda da Companhia no Estado. A primeira, na região metropolitana de Curitiba, não oferece condições de expansão.

Conforme a informação repassada pelos deputados, detalhes sobre o investimento só serão divulgados na solenidade de assinatura do protocolo de intenções, na terça-feira. O 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto enfatiza que esta é uma conquista importante e que só se tornou possível graças ao empenho pessoal de Richa. "Foi pelas mãos do governador Beto Richa que se tornou possível, neste momento, que nós estivéssemos acompanhando este anúncio", enfatiza.
De acordo com Plauto, Richa foi "hábil" ao coordenar o diálogo com a Ambev, especialmente, no que se refere aos incentivos fiscais que serão concedidos à indústria. "Este aspecto viabilizou a vinda desta importante companhia ao Paraná e a Ponta Grossa, dentro do programa Paraná Competitivo. Eu posso dizer, com toda a certeza, que a Ambev não viria para Ponta Grossa se não houvesse este entendimento na área fiscal através do governador, que foi audacioso e permitiu que esta conquista se tornasse realidade", ressalta.
Sandro Alex enfatizou ainda que se sentia orgulhoso por ter participado do esforço para trazer a Ambev a Ponta Grossa. "A Ambev acaba de ser reconhecida como a maior companhia da América Latina e qualquer cidade do Brasil poderia receber o investimento, mas ela decidiu pelo Paraná e por Ponta Grossa e o que eu posso dizer é que o governo do Estado foi fundamental para que essa negociação avançasse", manifesta, observando que o anúncio deste investimento foi o último compromisso assumido por Marcelo durante a recente campanha eleitoral.

União política
O prefeito eleito Marcelo Rangel (PPS) destaca o que chama de "união do mundo político" como fator fundamental para a atração do investimento a Ponta Grossa. "O anúncio da Ambev é resultado de um trabalho conjunto, liderado pelo governador Beto Richa, mas que também contou com o esforço dos deputados Sandro e Plauto. Todo o governo do Estado trabalhou para que este investimento se tornasse possível, através dos secretários Luiz Carlos Hauly [Fazenda] e Ricardo Barros [Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul] que, juntos, garantiram esta conquista, nos levando à confirmação oficial deste investimento", avalia.
Marcelo enfatiza ainda que, aliada à vinda de outras indústrias, a instalação da Ambev em Ponta Grossa será um marco no desenvolvimento da região e do Estado. "A Ambev é uma das maiores empresas do mundo e deve instalar em Ponta Grossa sua maior indústria no Brasil. Isso deve impactar diretamente no desenvolvimento socioeconômico, tornando-se um fato para ficar na história do Estado e da cidade", assinala.
A reportagem procurou os secretários de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly; e da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, mas nenhum deles quis antecipar informações sobre a assinatura do protocolo de intenções. Ainda nesta sexta-feira, a Assessoria de Imprensa da Ambev afirmou que não teria condições de confirmar a informação porque os diretores da companhia estavam em Manaus (AM).

Sobre a Ambev
Com valor de mercado de US$ 120,1 bilhões, a Ambev conquistou no início desta semana o título de maior companhia da América Latina. Com mais de 40 mil colaboradores no mundo, sendo 26 mil só no Brasil, a Ambev produz e distribui bebidas de marcas reconhecidas no mercado, tais como Brahma, Antártica e Skol.

Região irá se tornar um polo
cervejeiro, dizem deputados
Os deputados Marcelo Rangel (PPS), prefeito eleito de Ponta Grossa, e Sandro Alex (PPS) enfatizam que a vinda da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para Ponta Grossa deverá consolidar a região dos Campos Gerais como um polo cervejeiro e/ou de produção de bebidas no Estado. "A Ambev deverá, ainda, atrair outras empresas para a cidade", observa Sandro.
Marcelo, por sua vez, ressalta que Ponta Grossa, assim como a região, possuem uma série de vantagens em termos de competitividade e que oferecem condições favoráveis à industrialização. "Um destes atributos é a vantagem e a nossa condição logística, bastante diferenciada e que é um importante atrativo para este e outros investimentos, já consolidados, como a instalação da fábrica de caminhões da Paccar [DAF]", exalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário