terça-feira, 13 de novembro de 2012

Programa Família Paranaense em mais 100 municípios


O Programa Família Paranaense, que desde o início do ano atende 30 municípios, será estendido para mais 100 cidades, passando a atender 30 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. A relação de municípios que passarão a ser atendidos foi definida nesta segunda-feira (12) pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em conjunto com a equipe técnica do programa.
“Com a expansão, vamos atingir 30 mil famílias com ações diretas do governo do Estado para combater a pobreza extrema. A meta é atingir 100 mil até 2014”, disse a secretária. “Durante os dois anos de permanência no Família Paranaense, cada família tem o suporte do Estado e das prefeituras para que conquiste sua autonomia e emancipação”, destacou Fernanda Richa.
O mapa abaixo mostra a expansão do programa. Clique sobre a imagem para ampliá-la.


O mapeamento dos municípios prioritários foi realizado com base em três critérios: Índice Ipardes de Desempenho do Município (IPDM), percentual de extrema pobreza dos municípios e dados do Índice de Vulnerabilidade da Família (IVF-PR), extraídos da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Todos os critérios são pactuados na unidade gestora estadual, composta por 17 secretarias de Estado, além da Comissão Intergestores Bipartite (Cib) e do Conselho Estadual de Assistência Social (ceas).
INVESTIMENTOS – Na sexta-feira (09), Fernanda Richa e representantes da unidade gestora do programa Família Paranaense reuniram-se com a missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No encontro foi detalhada a forma de atuação de cada secretaria junto às famílias.
O programa Família Paranaense trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. Na área habitacional, por exemplo, está em curso a urbanização integral dos territórios escolhidos, com melhora ou substituição de casas, titulação da terra e obras de pavimentação, água e esgoto.
A previsão é que nos próximos meses aconteça mais uma reunião com a missão do BID antes da definição da data para a assinatura do plano de financiamento do programa Família Paranaense, que será elaborado ao final da missão.
http://www.fabiocampana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário