Orientação é para que se faça aplicação preventiva de defensivos
O excesso de chuva dos últimos 30 dias, com acúmulo de mais de 300 milímetros em toda a região, já preocupa os produtores de feijão. Começam a aparecer doenças provocadas por fungos e bactérias e os 7,3 mil hectares entram em período de alerta para as perdas.
O técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) do núcleo regional de Cascavel J.J. Pertile esclarece que o feijão é uma cultura que não precisa de muita chuva. “Nós até brincamos que para o feijão são três momentos em que precisa de água: no plantio, na florada e na panela”, ressalta.
Ainda não se pode calcular os prejuízos, já que a safra 2012/2013 ainda está no inicio com 20% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. “Mas todo cuidado é pouco”, considera.
Na propriedade de José Carlos Krazt, próxima de Santa Tereza do Oeste, parte da área foi tomada por um fungo que deixa as folhas amareladas e se não for combatido afetará a produtividade. “Já fizemos a aplicação do fungicida, mas pelo que o agrônomo falou não reverte, só não evolui mais”, afirmou.
A doença que atinge a propriedade de Krazt é a antracnose. Para essas e outras, a orientação do técnico do Deral e fazer sempre uma aplicação preventiva. “A prevenção é a melhor alternativa e como vai chover mais nos próximos meses, o ideal é estar sempre atento e de olho nas lavouras”, completa.
O filho de José Carlos, Renato Krazt, lembra que se a doença não for controlada ela pode se alastrar com facilidade. “A gente conseguiu controlar logo no início. E dos 40 hectares com feijão, o fungo estava agindo em cinco”, afirma ele.
Mais chuvas
Com base nas previsões meteorológicas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, vai continuar chovendo com regularidade nos próximos dias. Apesar de serem pancadas ocasionais elas serão registradas em toda a região e até mais de uma vez por dia. A temperatura mínima deve continuar baixa para o período, na casa dos 14ºC durante a madrugada e pela manhã, mas durante o dia os termômetros vão facilmente chegar aos 30ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário