segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Confira o que vai acontecer hoje (14/01) nas novelas



“Salve Jorge”: Helô sofre um atentado

Malhação (Globo- 17h50): Durante a briga pelo buquê, Ana finge se machucar. Bruno dá atenção a ela. Dinho consola Fatinha e ela revela que sua primeira noite de amor foi com Bruno. Dinho pede para conversar com Bruno. Ju e Dinho conversam sobre o passado deles como namorados. Bruno não resiste e fica com Fatinha de novo, mas acaba se arrependendo.
Marcela se emociona com a partida de Leandro e Isabela, e Tatá insinua que a professora quer se casar com Lorenzo. Nando atrapalha o encontro de Tizinha e Cezar. Isabela e Leandro chegam na casa nova para a lua de mel. Dinho descobre que Bruno ficou com Fatinha e confronta o rapaz.

Novela Lado a Lado
Lado a Lado (Globo- 18h20): Zé Maria pede Isabel em casamento. Mario pensa em sair em excursão com a peça, e Frederico gosta da ideia. Catarina conta a Neusinha que foi convidada para se apresentar no mesmo evento beneficente que Isabel. Albertinho e Esther ficam noivos. Zenaide castiga Elias. Zé Maria arromba a porta da casa de Zenaide para libertar Elias. Constância pensa em colocar Elias no internato. Jurema joga os búzios para Isabel.
Novela Guerra dos Sexos
Guerra dos Sexos (Globo- 19h30): Felipe revela para Roberta que Giocondo é amigo de Otávio. Carolina ouve as suspeitas de Charlô contra ela. Felipe tenta entregar a caixa de bombom para Roberta, que reage furiosa. A empresária pede para Dino verificar o contrato da empresa de Giocondo. Roberta se preocupa com a cláusula de exclusividade exigida no contrato da empresa de Giocondo. Carolina fala mal de Nando para Juliana.
Juliana destrata Nando. Ulisses coloca laxante na comida de Semíramis e Frô. Nieta fala para Dino que Nando estava traindo Roberta com Lucilene. Otávio diz o que Felipe deve fazer para conquistar Roberta. Nando pede demissão. Ulisses ouve Zenon e Carolina falando mal dele. Giocondo insiste para que Roberta assine seu contrato.
novela Salve Jorge
Salve Jorge (Globo- 21h10): Waleska percebe quando Rosângela entrega ela para Irina. Russo descobre que Morena e Jéssica foram na casa de Helô. Morena e Jéssica chegam à casa da delegada, mas são impedidas por Russo de subir. Pepeu e Drica ficam apreensivos ao ouvir Fatma falar com Berna sobre o dinheiro que eles pegaram. Irina avisa que Waleska trabalhará na rua depois de descobrir que ela enviou um bilhete para o Brasil.
Fatma fala para Berna que o dinheiro sumiu, Mustafa ouve a conversa e interroga a mulher. Érica conta para Márcia que ficará noiva de Théo. Théo faz a ronda no Alemão, mas Morena não deixa Júnior se aproximar com medo de que Russo saiba quem é o ex dela. Ao entrar em seu carro, Helô sofre um atentado.
Carrossel (SBT- 20h30): José diz para Helena que Cirilo é incorrigível e que acredita em tudo. O pai do menino conta tudo para a professora, que fica chocada com a história. Helena volta para a sala com Cirilo, pede para que Mário e Paulo fiquem de pé e confirmem que fizeram a troca. Os dois confirmam. Os demais alunos ficam cochichando sobre o que estão ouvindo. Mário diz que eles trocaram cupons pela bola e que também não perceberam que se tratava de uma bola falsa. Os colegas da sala comentam que eles são mentirosos. Eles dizem que Cirilo queria ganhar uma boneca. Cirilo chora muito e é abraçado por Helena. O sinal toca. Helena pede que Paulo e Mário fiquem na sala, mas antes de ir falar com a professora, eles combinam de tentar contar outra história.
Os dois começam a falar, mas são interrompidos por Helena. A professora diz que espera que os dois digam a verdade para não perderem sua confiança para sempre. Helena fala ainda que fará uma advertência na agenda deles. Paulo fala que sua mãe tem problema no coração. Helena diz que a mãe do menino já disse não ter problema nenhum e que ela sofrerá bem mais se o filho crescer sem ter caráter. Helena diz que quer as agendas assinadas no dia seguinte e que eles vão até a casa de Cirilo para devolver os brinquedos do colega enganado. Maria Joaquina chega em casa e conta para os pais toda a confusão que aconteceu na escola.
Novela Balacobaco
Balacobaco (Record – 22h00): Isabel pergunta se Mirela não reconhece Magno, mas a amiga diz não ter certeza. Norberto pede que Adriana mande Paulo ir embora e Mauro estranha o pavor do vilão com a visita inesperada. Diva decide ir ao chá de bebê e comenta que pode ajudar Cremilda com o golpe. Marlene, aos prantos, pergunta ao médico como vai explicar ao marido que sua gravidez é psicológica. Ligia trata Arthur com indiferença e não se importa quando o marido diz que vai sair. Norma conta para Vinagre que está grávida e sofre por saber que não terá chance com o amor da sua vida. Ele a consola. André provoca Catarina falando sobre Arthur, mas Aragão não nota o clima tenso. Isabel continua procurando por fotos de Magno e confessa à Mirela que teme ter certeza de que ele é o cara da tatuagem de águia.
Lucas comenta que Rafael deve conversar com Vitoria sobre Norberto e Fabiana trabalhando juntos. Arthur se irrita ao ver Norma e Vinagre juntos e ofende o garçom. Adriana tenta fazer Paulo desistir de esperar Norberto. Lígia encontra Hilda enfrentando Arthur. Paulo vai embora. Mauro tenta se aproximar, sem sucesso. Arthur diz que vai conversar com Hilda e Norma depois do expediente. Vinagre, envergonhado, se desculpa com Lígia. Mauro comenta com Adriana que não sabe se Danilo está do lado de Eduardo e ela decide tentar descobrir. Diante da confusão em sua casa, Lígia desmarca o encontro com Eduardo. Isabel lê a noticia sobre a sobrevivência do dono da lancha que matou Teresa e Nestor.
rd1.ig.com.b

Quarenta e cinco cidades não tem data para eleger prefeitos


A revogação da disputa nessas cidades ocorreu porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido em última instância


Brasília - Até agora, 45 dos 59 municípios brasileiros que tiveram o resultado da últimaeleição para prefeito anulado continuam sem data para o novo pleito. A revogação da disputa nessas cidades ocorreu porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido em última instância.
Na lista das 14 cidades que já definiram calendários, Guarapari (ES) será a primeira a conhecer o novo prefeito no dia 3 de fevereiro. Um mês depois, dia 3 março, é a vez de mais dez cidades resolverem a pendência: Bonito (MS), Sidrolândia (MS), Tangará (SC), Criciúma (SC), Campo Erê (SC), Balneário Rincão (SC), Camamu (BA), Novo Hamburgo (RS), Eugênio de Castro (RS) e Erechin (RS). Já o município de Pedra Branca do Amapari ( AP) vai eleger o novo prefeito em 31 de março, e as cidades mineiras de Biquinhas e São João do Paraíso, no dia 7 de abril.
Nos municípios onde os processos ainda dependem de julgamento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores continua no comando do Executivo local. O calendário e as regras das eleições das cidades que ainda precisam eleger prefeitos este ano são de responsabilidade dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, mas não há prazo para que os TREs definam essas datas.
exame.abril.com.b

Anvisa aprova indicação de vacina do HPV para prevenção de câncer anal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para a prevenção do câncer anal. A aplicação é recomendada para ambos os sexos, na faixa etária de 9 a 26 anos. 

A vacina, disponível somente em clínicas particulares de saúde, já era usada também para prevenir o câncer de colo de útero, vaginal e verrugas genitais. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registradas 274 mortes por câncer anal no Brasil em 2010, sendo 98 em homens e 176 em mulheres. Os tumores aparecem no canal e nas bordas externas do ânus. Os no canal do ânus são mais frequentes em mulheres, e nas bordas, nos homens. É uma doença considerada rara e com grande possibilidade de cura quando detectado em estágio inicial. Representa 1% a 2% de todos os tumores do cólon e de 2% a 4% de todos os tipos de câncer do intestino grosso. 

Alterações intestinais, presença de sangue nas fezes, dor, coceira, secreções incomuns são os sinais mais comuns. Segundo o Inca, exames que avaliam o reto e o ânus (como o toque retal) são eficazes para identificar a doença precocemente. As pessoas com mais de 50 anos, fumantes, infectadas pelo HPV e com feridas no ânus são as mais suscetíveis à esse tipo de câncer. De acordo com o Inca, os tumores anais estão relacionados a doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, gonorreia e clamídia.

http://www.folhaweb.com.br/

Criança atingida por bala perdida permanece no hospital

O menino de cinco anos que foi atingido por um disparo de arma de fogo na noite de sábado (12) permanece internado no Hospital Infantil de Londrina. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele reclama de dor, mas apresenta quadro de saúde estável. O menino está em observação. 

De acordo com a assessoria, a criança não precisou passar por cirurgia. A bala entrou e saiu pelas costas do menino, mas não perfurou os órgãos internos. 

A criança foi atingida enquanto brincava em frente a uma casa no Jardim Itamaracá, zona norte de Londrina. Um homem que estava em uma moto passou pelo local, atirou e feriu o menino. A polícia investiga o caso, mas ainda não identificou o autor do disparo.
http://www.bonde.com.br

sábado, 12 de janeiro de 2013

ANP quer tirar um dígito do preço da gasolina e litro pode encarecer


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estuda uma série de mudanças na distribuição e venda de combustíveis no país. Uma das alterações que poderão influenciar a vida do consumidor é a redução de três para duas casas decimais no preço da gasolina. Segundo fontes do setor, a ANP pretende também adotar novas medidas para tornar mais rigoroso o critério de entrada de novas distribuidoras no mercado.
A alteração do preço da gasolina atende a um pleito dos órgãos de defesa do consumidor. Mas representantes de postos e distribuidoras acreditam que a medida pode ser ruim para o bolso do brasileiro. Eles dizem que poderia haver um “arredondamento” do preço para cima. As mudanças fazem parte da atualização de duas resoluções que regem as áreas de distribuição e revenda, que têm mais de dez anos.
— A ideia é acabar com o milésimo. E, assim, simplificar a vida do consumidor. Em vez de os postos venderem gasolina a R$ 2,999, o valor cobrado será de R$ 2,99. A mudança vai para consulta pública neste primeiro trimestre — disse uma fonte a par das mudanças.
‘Posto vai arredondar para cima’
Em entrevista ao GLOBO, o superintendente de Abastecimento da ANP, Aurélio Amaral, confirmou os estudos em relação à atualização da regulamentação nos dois setores. Ele explicou que a redução das casas decimais na venda dos combustíveis será avaliado pela ANP, atendendo à reivindicação de órgãos de defesa do consumidor.
— As discussões sobre a resolução da revenda estão numa fase muito embrionária — garantiu Amaral.
Paulo Miranda, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis (Fecombustíveis), acredita que a proposta de modificação do preço pode encontrar resistência entre os postos e até elevar o preço da gasolina para o consumidor. Isso porque, diz ele, a terceira casa decimal ajuda a compor o faturamento bruto da rede.
— Se tiver necessidade, o posto vai arredondar o preço para cima. O dono do posto tem uma planilha e analisa o ganho da operação. Mas o setor hoje é muito competitivo. Então, um centavo mais caro que o posto vizinho pode afugentar clientes. O que dita o preço hoje é a concorrência — disse Miranda.
Miranda frisa que a redução na casa decimal não vai acarretar prejuízo para o consumidor entre o valor pago e o volume de combustível. Existem hoje no Brasil quase 40 mil postos.
— A mudança vai encontrar resistência, pois os postos vão querer tratamento igual em relação às distribuidoras, que compram da Petrobras. Mas, apesar de ter consulta pública, a ANP tem poder para tomar a decisão.
Segundo o advogado Hélio Alves, a forma atual de cobrança induz o consumidor a achar que o preço é menor:
— Há um entendimento de que o consumidor é prejudicado, pois R$ 2,999 é R$ 3, o que é diferente de R$ 2,99. A informação tem de ser clara.
A cobrança de três casas decimais, lembra Alísio Vaz, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), é adotada em países da Europa e nos Estados Unidos. Por isso, ele acredita que a mudança não é necessária.
— Acho que isso é uma perda de foco. O problema para o consumidor é a adulteração. A redução da cada decimal pode arredondar o preço para cima, pois os postos, que vão perder em faturamento, terão de se ajustar.
Estoque mínimo para distribuidores
A redução das casas decimais nas bombas, segundo Aurélio Amaral, faz parte da revisão da Resolução 116, de 2000, que trata da revenda de combustíveis. Segundo ele, a mudança está em discussão ainda a nível técnico e deverá ser posta em consulta pública ainda este ano. Mas Amaral não definiu uma data para isso.
— Essa questão da redução da casa decimal na venda dos combustíveis sequer foi apreciada internamente. Não tem decisão alguma.
Além das mudanças na área de revenda, a ANP prepara nova minuta que definirá as alterações da resolução 202, de 1999, sobre o setor de distribuição. Segundo Amaral, a proposta vai para consulta pública até o fim deste mês.
— Possivelmente se proporá requisitos mais seletivos para a entrada de novas distribuidoras no mercado.
O superintendente não detalhou as mudanças. Mas, segundo uma fonte do setor, entre as alterações, estão a exigência de que as novas companhias tenham estoque mínimo (para gasolina e etanol) e que a sua primeira base de armazenamento seja própria.
— Para ser distribuidor, o capital mínimo da empresa passará a ser de R$ 3 milhões, e não de R$ 1 milhão como é hoje. O valor atual é muito baixo. É como se qualquer um conseguisse ser um distribuidor. Uma outra alteração é que será proibida a venda de combustíveis entre os distribuidores — disse a fonte.
Miranda, da Fecombustíveis, vê com bons olhos as mudanças em estudo. Diz que as ações são importantes para evitar falta de combustível, como ocorreu, de forma pontual, em algumas cidades este ano.
— As mudanças são necessárias para manter o abastecimento. Em 2012, o consumo de combustíveis cresceu seis vezes acima do avanço da economia.
Segundo Vaz, do Sindcom, a ANP deveria ainda exigir regularidade fiscal das empresas.

http://oglobo.globo.com


Escolas de Londrina se destacam pelo pior estado de conservação no Paraná

Segundo secretaria municipal de Educação, 90% das 103 instituições das áreas urbana e rural têm algum problema estrutural físico e precisam de manutenção


Depredação, mato alto, quadras poliesportivas mal conservadas, muros quebrados, paredes com rachaduras. Embora os problemas estruturais não sejam incomuns em escolas municipais do Paraná, o período de férias estudantis não tem sido plenamente aproveitado para pequenos reparos e manutenções nas principais cidades do Estado. Além do desconhecimento da situação exata da rede municipal de ensino por parte dos novos prefeitos e secretários, o contingenciamento de despesas é apontado como outro fator para justificar as poucas obras.
As escolas de Londrina são as que estão em pior situação no estado. Levantamento da secretaria municipal de Educação, concluído no fim do ano passado, apontou que 90% das 103 escolas municipais e centros de educação infantil da área urbana e rural têm algum problema estrutural físico e precisam de manutenção. O déficit de vagas também dificulta o planejamento. Segundo a secretária de Educação, Janet Thomas, para solucionar parte do problema, 10 novas salas devem ser entregues até fevereiro. Já as reformas na parte física devem ficar para depois. “Estamos planejando por onde começar [os reparos], porque estamos sem orçamento. Temos alguns relatórios da Vigilância Sanitária, apontando problemas nas cozinhas, por isso, elas serão nossa prioridade. Onde tem merenda é o lugar principal. Mas não termina antes da volta às aulas, é um processo contínuo.”
Na avaliação do secretário de Educação de Cascavel, oeste do Estado, Valdecir Nath, 20 das 60 escolas do município precisariam de algum tipo de reforma pontual, mas apenas duas delas estão passando por reparos e outras duas estão em construção. Embora apenas uma das reformas esteja programada para terminar antes do início do período letivo, em fevereiro, as obras não devem atrapalhar o andamento das aulas. “Considero a estrutura muito boa. Boa parte das escolas passou por revitalização recentemente.”
A secretaria de Educação de Curitiba não soube quantificar as escolas em obras neste período de férias, mas garantiu que a prioridade atualmente é a finalização de obras entregues inconclusas, como a escola e a creche do Parolin. Com 183 escolas municipais, a capital também não enfrenta déficit de vagas. “Temos um plano contínuo de obras e reparo nas escolas e, por conta do déficit financeiro da prefeitura, a secretaria está avaliando as prioridades para estabelecer esse plano de obras”, informou a assessoria.
Em Foz do Iguaçu, oeste do Estado, as reformas em quatro das 51 escolas do município tiveram que ser paralisadas por problemas no contrato com a empresa vencedora da licitação. Já as informações sobre vagas só poderão ser obtidas após a finalização das matrículas, em fevereiro.
Em Ponta Grossa (nos campos gerais), quatro das 84 escolas estão passando por reforma geral neste início de ano. As demais, segundo a secretaria de Educação, já passaram por revitalização entre 2005 e 2012. A cidade não enfrenta déficit de salas de aulas. A secretaria de Educação de Paranaguá (litoral) não informou a situação estrutural das escolas, que só deveria ser conhecida após uma reunião do novo secretariado.
http://www.jornaldelondrina.com.br/

Ciro Gomes se afasta da política por dois anos


Fortaleza - O ex-governador do Ceará Ciro Gomes se afastará da política em 2013 e 2014 para estrear como comentarista esportivo da Rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza, na próxima quarta-feira, às 11h50 da manhã. Terá um programa diário de 10 minutos onde comentará os preparativos do Brasil para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. Antecipando como serão seus comentários, Ciro Gomes já adiantou em uma chamada que a emissora, conhecida carinhosamente como Verdinha, que ''vamos ao hexa Brasil''. 

O programa de Ciro Gomes, na verdade, encabeça uma rede de rádios que transmitirão para todo o Brasil a partir da Verdinha. É a chamada rede Verde e Amarela. Ciro Gomes já tinha sido comentarista esportivo, quando morava em Sobral, nos 1970 e 1980. Ele comentava futebol para a Rádio Educadora do Nordeste de Sobral. A trajetória de Ciro Gomes pela política tem passagens como ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional, governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal, candidato duas vezes à Presidência e comentarista político da RedeTV! e TV Cidade de Fortaleza. 

O acerto de Gomes com a Rádio Verdes Mares AM, emissora do Grupo Edson Queiroz, acontece após ele participar ativamente da eleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Em entrevistas recentes, Ciro Gomes disse que vai ''dar um tempo na política'' e que em 2014 não será candidato a nada. Ele já declarou que apoia Dilma Rousseff (PT) numa tentativa de reeleição para Presidência do Brasil.
Lauriberto Braga 
Agência Estado

PM apreende 3 armas e suspeito de crime ocorrido no réveillon


Ao ser apreendido por policiais militares na manhã deste sábado, um adolescente de 15 anos confessou ter sido o autor dos disparos de arma de fogo que matou o jovem assaiense Elielder Oliveira, o Zóio.
O crime aconteceu na madrugada de 1º de janeiro, durante festa do réveillon, na avenida Rio de Janeiro, entre as ruas Riichi Tatewaki e Presidente Kennedy, em frente ao prédio do Banco do Brasil.
A partir da ocorrência daquele crime, policiais haviam iniciado trabalho de investigação para apurar os autores. Informações anônimas davam conta de que um dos envolvidos estava escondido em uma residência no conjunto habitacional Primeiro de Maio, nas imediações da Vila Nova Esperança.
Já nesse sábado, 12 de janeiro, por volta de 10h30, a Polícia Militar teve informações acerca da casa na qual estava o menor. Às 11h15 então, equipe da Rádio Patrulha de São Sebastião da Amoreira e Jataizinho, com apoio da Rotam de Assaí, fizeram operação para localizar o adolescente.
No momento da abordagem surpresa, o adolescente de 15 anos foi encontrado com uma mochila contendo uma arma e alguma droga. Busca policial feita naquela residência resultou ainda na apreensão de três armas (uma pistola 765, uma 9mm de uso restrito do Exército e outro revólver), 23 tubinhos e 12 gramas de cocaína, uma balança de precisão, R$ 74,00 em dinheiro e munições de revólver 38 (44 unidades), de calibre 12 (14 un.) de 9 milímetros (18 um.).
Os objetos apreendidos estavam embaixo da cama e na capa do colchão na residência de uma tia daquele adolescente. A tia comentou que não tinha conhecimento de tal situação, versão essa também confirmada pelo menor, seu sobrinho.
http://www.revelia.com.br

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Faleceu Lia Trevisan, esposa do ex-prefeito Oswaldo Trevisan



Arquivo de família
» Dona Lia e seu Oswaldo
Faleceu nesta madrugada, na Santa Casa de Cornélio Procópio, a professora Lia Lacerda Trevisan. Ela estava internada havia 14 dias para tratamento de meningite e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Deixa os filhos Cláudia, Fernanda e Eduardo (Ex-prefeito), para os quais foi um exemplo e fonte constante de inspiração, carinho e amor. Também sentirão sua falta os netos Sofia, Henrique e Beatriz.

Dona Lia tinha 74 anos e era casada havia 49 anos com o ex-prefeito e deputado constituinte Oswaldo Trevisan, de quem foi companheira dedicada, corajosa e solidária.

Formada em Biologia pela Universidade Federal do Paraná, foi professora durante 47 anos, tendo atuado no Colégio Estadual Castro Alves e na então Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Cornélio Procópio, hoje UENP.

Conquistou inúmeros amigos durante a vida e compartilhou as alegrias e as dificuldades de seus irmãos e sobrinhos, aos quais amava como filhos.

Lia era filha de Eunice Borges Lacerda e de Francisco Lacerda Junior, primeiro Prefeito de Cornélio Procópio.
Nota da família

Estoque de milho dos EUA é o menor em 18 anos


A quebra de safra nos Estados Unidos, provocada por uma das piores secas da história do país, abriu feridas difíceis de cicatrizar no mercado de grãos. No caso do milho, uma das commodities mais consumidas pelos norte-americanos – além do consumo humano e animal, o país usa o cereal como combustível –, o quadro é um dos mais graves. Com a perda de mais de 100 milhões de toneladas do produto no último verão (2012/13), a projeção de estoques finais do país caiu para o mais baixo nível desde o ciclo 1995/96, conforme histórico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USda, na sigla em inglês). Diante de um apetite crescente, o país não tem outra saída a não ser racionar seu consumo, fato consumado apenas no quadro de exportações.
A estimativa de embarques de milho do país está calculada em 24, 13 milhões de toneladas, a mais baixa desde 1972/73. Já o uso do cereal para alimentação do rebanho norte-americano cresceu 7,2% em relação a dezembro.
Ou seja, a conjuntura atual, após uma das piores quebras de safra dos Estados Unidos, deixou o país praticamente sem soja e milho. Os dados de estoques físicos do país, que mostram realmente quanto há em reservas, são surpreendentes para não dizer assustadores. Segundo o órgão, há 53 mil toneladas de soja nos armazéns do maior produtor mundial da oleaginosa e 203 mil toneladas de milho. Os volumes são suficientes para encher um navio de grande porte com soja e quatro com o cereal.
Valores em milhões de toneladas
ESTADOS UNIDOS – EXPORTAÇÕES
em milhões de toneladas
http://agro.gazetadopovo.com.br