O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir cerca de R$ 10 milhões na compra de cerca de 2,2 mil sementes. Os cultivares serão distribuídos para cerca de 30 mil agricultores familiares, comunidades tradicionais e também famílias atingidas por barragens, ou em situação de extrema pobreza.
Conforme o edital lançado nesta quarta-feira (26), organizações da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais detentoras de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica) poderão apresentar propostas, que deverão ser postadas por Sedex até o dia 24 de novembro. O resultado será divulgado em 20 de dezembro.
Dos 16 milhões de brasileiros que estão abaixo da linha da miséria – renda de até R$ 70 per capita ao mês –, quase 7,6 milhões vivem em áreas rurais, ou seja, 47% da população extremante pobre do País. A ação vai garantir renda aos fornecedores e atender agricultores extremamente pobres sem condições de acesso a sementes de qualidade.
A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado em parceria pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Nenhum comentário:
Postar um comentário