terça-feira, 10 de maio de 2011

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO: MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE


 Enquanto os meios de comunicação noticiam escândalos envolvendo a péssima qualidade da merenda escolar servida em muitas escolas públicas por todo o país, em Santa Cecília do Pavão a atual administração dá exemplo e  está desenvolvendo ações que reforçam ainda mais a qualidade da merenda servida nas escolas municipais.
 
Na última sexta-feira (06.05) o Prefeito Edimar reuniu-se no Gabinete com a Secretária da Assistência de Ações Públicas e Desenvolvimento Social, Mariza de Lourdes Novi Vieira, a Secretária de Educação, Mariniz Aparecida dos Santos Almeida e a Nutricionista Joanita Aparecida Ito Shuber Gonçalves para discutir o desenvolvimento de ações na área de Segurança Alimentar e Nutricional.

 A discussão pautou-se na importância de constituir na Rede,  um Profissional da área de Nutrição para o acompanhamento e orientações de uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais,   tanto no ponto de vista nutricional como em qualidade,  de acordo com o PNAE –Programa Nacional de Alimentação Escolar, para atender toda a Rede Escolar Municipal.
 
Entre as ações  está a implantação de uma cozinha central para a preparação de toda a merenda escolar da rede pública municipal, além de atendimento às Entidades Sociais,  através dos Programas do CRAS, Centro de Atendimento à  Criança e ao Adolescente, Centro de Educação Infantil e Terceira Idade.
 
Na próxima semana será realizada uma reunião entre os profissionais, na qual serão programadas diversas atividades entre as Secretarias para o atendimento da Rede.
O planejamento inclui  boas práticas de manipulação aos funcionários, técnicas e preparo de cardápios e também reaproveitamento dos alimentos com receitas alternativas para o combate ao desperdício e adoção de cardápio direcionado ao público alvo.
 
Atualmente, as escolas municipais contam com merenda escolar de boa qualidade,  graças ao Programa Compra Direta da Agricultura Familiar.
Implantado em 2007, o programa possibilita a aquisição de carnes,  verduras, frutas, legumes, cereais, pães, doces caseiros  e outros produtos, diretamente do produtor,  destinados à complementação nutricional dos alunos.
As ações propostas pelo Prefeito Edimar Santos tem como objetivo visar ainda mais a qualidade da merenda escolar do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário