quinta-feira, 16 de junho de 2011

Adalgisa Gouveira - Chefe do Núcleo Regional de Educação

O Estado tem pelo menos três grandes desafios a enfrentar no que se refere à Educação. Tais desafios se referem à questão de infraestrutura de escola, o Fundo Rotativo e a descentralização da merenda escolar.
Esses problemas já foram levantados pelo atual governo, a partir de apontamentos feitos em reunião com o secretário estadual da Educação, Flávio Arns, e representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação espalhados pelo Paraná afora.
Na avaliação da ex-prefeita de Santa Cecília do Pavão e chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio,Adalgisa Gouveia (foto), a descentralização da merenda escolar se faz necessário em função de atualmente “ser muito burocrático, e demora para chegar à escola”.
Na tarde desta terça-feira, Adalgisa esteve em Assaí, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde aconteceu a primeira etapa de curso de capacitação de professores estaduais. Realizado em Assaí e envolvido professores de oito cidades, entre 13 e 15 de junho (de segunda a quarta-feira), evento semelhante acontecerá ainda em Bandeirantes e Cornélio Procópio.
Sobre a nomeação para a chefia do Núcleo Regional de Educação, em Cornélio Procópio, Adalgisa diz que “é uma experiência muito importante na minha carreira”. Com mais de 30 anos de trabalho e prestes a se aposentar, ela considera que a nomeação em tal cargo representa encerrar a carreira com chave de ouro.
Ao assumir o cargo em fevereiro desse ano, ela comenta que nesse período já houve a realização dos Jogos Escolares, a visita do secretário estadual Flávio Arns, e agora o Núcleo Regional de Cornélio Procópio passa a organizar o programa de capacitação em três pólos: Assai, Cornélio Procópio e Bandeirante.
O programa de capacitação se dá por meio de oficinas com os professores, que trocam experiências e avaliam o atual sistema, de forma a melhorar a melhorar a pratica pedagógica em sala de aula, comenta ainda Adalgisa.
Ela acrescenta também que, de acordo com diretriz traçada pela Secretaria de Estado da Educação, a atuação do Núcleo Regional deve se pautar por uma gestão democrática, participativa. A seu ver, os professores deve se sentir à vontade com o trabalho desenvolvido pelo NRE, uma vez que sua atuação não se norteia por cobrança, represália ou punição, e sim de ajudar as resolver o problema das nossas escolas.
Sobre sua nomeação para o cargo em Cornélio, a ex-prefeita de Santa Cecília do Pavão comenta que tal iniciativa do governador Beto Richa acaba por incentivar as crianças e filhos, por passar a idéia de que, mesmo morando nas pequenas cidades, elas também podem imaginar que podem chegar a uma representação maior dentro da sociedade e não só na comunidade escolar.

Fonte - site revelia

Nenhum comentário:

Postar um comentário