sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RECORD E GLOBO EM GUERRA PELO BRASILEIRÃO...MUITA ESPECULAÇÃO


Em agosto do ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) derrubou algumas facilidades da Globo para aquisição ou renovação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A situação abriu possibilidade de que outros canais assumam o torneio e surgiu até a ideia de mudar o horário das partidas, mas causou mal-estar entre os clubes.
Um documento obtido pelo colunista do UOL Ricardo Feltrin revela que surgiram dois pólos no Clube dos 13 (que representa os principais times), o primeiro ficou ao lado da Record e acredita em uma proposta insuperável da emissora pelos direitos dos campeonatos de 2012 e 2013. Se a emissora conseguir, ficará com os dois Brasileiros, mais o Pan-Americano e os Jogos Olímpicos, ou seja, haveria uma divisão na transmissão de eventos esportivos.
No outro lado ficaram os times que apoiam Globo e Band, temerosos com a mudança por causa do que ela pode trazer ao futebol. Esses clubes veem um risco grande demais na troca do transmissor. "A audiência dos jogos da 4ª. feira seria bem menor que a atual. Hoje uma partida durante a semana recebe com aproximadamente 40 pontos de audiência de um pgm da Globo (novela), enquanto o pgm da Record entregaria na média de 10 pontos. Resumindo, 4 vezes menos", diz o documento.
Na prática, uma eventual queda na audiência do Brasileirão significa que menos pessoas acompanhariam o futebol, o que poderia afastar anunciantes de estádios, camisas etc., e recairia sobre a venda de produtos ligados ao esporte. Há desconfiança de que a Record – caso consiga os direitos – não atinja os índices da Globo no mesmo horário.
Outra preocupação é sobre uma eventual tática da Globo para combater o Brasileiro, caso perca a transmissão. Especula-se que o canal reduziria drasticamente a cobertura do torneio, além de substituí-lo por campeonatos europeus (já comprados pela emissora), e focar na Seleção Brasileira enquanto ela se prepara para a Copa de 2014, que também é da Globo. Além disso, comenta Feltrin, o canal poderia adotar uma programação mais agressiva nas quartas-feiras e aos domingos para roubar audiência – como blockbusters.
Os canais interessados devem apresentar suas propostas ao Clube dos 13 nos próximos dias, em fevereiro.
Fonte: Adnews

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